Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-19 às 19h13

Despesa com a Cultura vai aumentar gradualmente durante a legislatura

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou que a despesa do Orçamento do Estado relacionada com a área da Cultura vai aumentar gradualmente até atingir os 2% do total.

Em Paris, no Fórum dos Ministros da Cultura, Graça Fonseca sublinhou que «o compromisso do programa do Governo é, ao longo de quatro anos, crescer progressivamente até atingir 2% da despesa das receitas gerais do Estado».

A criação de uma «conta satélite» será uma medida que vai contribuir para este objetivo, ajudando a dar passos consecutivos, aumentando a cada ano aquilo que será a despesa da Cultura.

No fórum promovido durante a 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Graça Fonseca realçou a importância da criatividade na dinamização da cultura e da economia, destacando a estratégia Saber Fazer Português.

«Aquilo que estamos a fazer nesta área está muito alinhado com o que os outros países já estão a fazer», disse a Ministra sobre a estratégia lançada em 2019.

Graça Fonseca disse ainda que 5 de maio deverá ser promulgado como Dia Mundial da Língua Portuguesa, numa iniciativa que vai mobilizar o Governo de forma transversal. «A ideia é trabalhar até ao dia 5 de maio para celebrar o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa com um plano transversal ao Governo, em articulação com a embaixada na UNESCO».