Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-09 às 18h15

Desconto AUTOvoucher começa a 10 de novembro

A partir desta quarta feira, 10 de novembro, os contribuintes podem começar a beneficiar do desconto AUTOvoucher, no valor de 10 cêntimos por litro de combustível, num total de 50 litros por mês mês, nos consumos em postos de abastecimento.

Para isso, basta estarem inscritos no Programa IVAucher. Após o primeiro consumo do mês num posto de abastecimento de combustível aderente, independentemente do seu valor, o desconto total será reembolsado na conta bancária do contribuinte, no prazo máximo de dois dias úteis.

O valor do desconto que não for utilizado num determinado mês, por um consumidor que esteja registado, transita para os meses seguintes, podendo assim os consumidores acumular saldo para utilização no futuro.

Os consumidores já registados no Programa IVAucher são automaticamente elegíveis para usufruir do AUTOvoucher, sem necessidade de qualquer passo adicional.

Quanto aos cidadãos que ainda não aderiram ao Programa, podem efetuar o seu registo, a qualquer momento, na plataforma IVAucher, o contribuinte deverá registar o seu Número de Identificação Fiscal e os seus cartões bancários são automaticamente associados).

Desde 1 de novembro, data em que os comerciantes puderam começar a aderir ao AUTOvoucher, registaram-se cerca de dois terços dos postos de abastecimento de combustíveis do Continente e Regiões Autónomas, estando já assegurada uma cobertura na esmagadora maioria dos concelhos, sendo expectável que este número continue a crescer nas próximas semanas.

Os postos de combustíveis aderentes estão identificados através do Selo AUTOvoucher. Adicionalmente, a lista já pode ser consultada em www.ivaucher.pt e será regularmente atualizada.

Balanço do Programa IVAucher

O Programa IVAucher conta já com mais de um milhão de contribuintes aderentes. Desde o dia 22 de outubro, quando foi anunciado o AUTOvoucher, registaram-se mais 330 mil adesões.

A rede de estabelecimentos dos setores Alojamento, Cultura e Restauração ascende a 8550 comerciantes registados.

Desde 1 de outubro foram feitos 2,4 milhões de reembolsos, num total de 16,4 milhões de euros, o que representa um impacto de cerca de 33 milhões de euros nos três setores abrangidos do Programa IVAucher.