Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-23 às 15h05

«Democratizar o Espaço» para ter «mais e melhores empregos»

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor (foto: PPUE)
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia pretende «democratizar o Espaço» para garantir «mais e melhores empregos» para os cidadãos europeus.

«A economia espacial é uma excelente forma para promover mais e melhores empregos para os cidadãos europeus», referiu o Ministro durante o debate «Reconstruir melhor: A I&I [investigação e inovação] será o catalisador de um admirável mundo novo?», no âmbito da conferência anual da Science/Business Network.

As prioridades da presidência portuguesa para este «novo Espaço» centram-se em quatro objetivos: a navegação especial, as observações espaciais com novos conjuntos de pequenos satélites, a gestão de tráfego espacial com uma regulação política para a segurança espacial e as telecomunicações com base no espaço.

O conjunto destes objetivos vão permitir «melhorar muito o quotidiano dos europeus», nas áreas da mobilidade urbana, gestão de tráfego ou gestão de água. «Precisamos cada vez mais de democratizar o acesso ao Espaço. É isto que queremos dizer com ‘novo Espaço’. O Espaço já não é um monopólio de mercados totalmente institucionais, mas está a ser cada vez mais aberto e, por isso, a Europa tem a oportunidade de acesso ao Espaço», acrescentou.

Relação entre investigação e inovação

O Ministro afirmou a necessidade de investir mais em conhecimento, estreitando a relação entre a ciência e a criação de emprego, numa fase em que a Europa tem sido essencial ao promover uma plataforma aberta para explorar novas fronteiras de conhecimento.

A União Europeia terá também de reforçar as carreiras de investigação porque «a Europa precisa de mais cientistas».