Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-04 às 17h48

Declaração dos Açores tem abordagem orientada para o cidadão

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que a Declaração dos Açores, apresentada durante a conferência All-Atlantic 2021 em Ponta Delgada, tem uma abordagem orientada para o cidadão.
 
«Precisamos cada vez mais de uma abordagem orientada para o cidadão para atrair populações de norte a sul, de leste a oeste do Atlântico para esta questão das interações oceano-clima, fazendo uso dos melhores métodos de observação», disse o Ministro.
 
Na apresentação do «Cooperação Atlântica em Investigação e Inovação para um Oceano Sustentável», Manuel Heitor destacou o objetivo de continuar a conectar investigadores e comunidades para trazer pessoas e jovens embaixadores e empreendedores do Oceano em contacto com a investigação científica para implantar os seus resultados.
 
A declaração estabelece também o acompanhamento da «visão reforçada de Conectar-Cooperar-Atuar», em conjunto para o Oceano Atlântico e as promessas feitas na Plataforma All-Atlantic, através da qual todos os interessados podem apresentar promessas que refletem ações concretas para a melhoria dos oceanos.
 
As ações para a melhoria dos oceanos devem estabelecer soluções para acelerar uma transição verde, azul e digital que seja implementada paralelamente com a construção de uma sociedade e comunidade oceânica equitativas e resilientes.
 
A Declaração dos Açores refere que «estes esforços devem basear-se em ferramentas digitais - por exemplo, observação espacial e oceânica -, com o objetivo de ter um oceano sustentável com ecossistemas prósperos de pólo a pólo».
 
O documento destaca ainda como objetivos o desenvolvimento de «conhecimento científico comum e aprimorado sobre o oceano, as mudanças climáticas, a alimentação e as interações espaciais» e o facilitar da «captação de diferentes dados e ativos espaciais e in-situ, bem como de serviços e informações provenientes de muitas fontes existentes».
 
A declaração pretende mobilizar também «todas as partes interessadas relevantes para contribuir para a pesquisa, educação, capacitação, inovação e empreendedorismo em aplicações [digitais]».