Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-02-11 às 14h53

Declaração de Brest destacada pelo Ministro do Mar na cimeira One Ocean

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participou em diversos painéis da cimeira One Ocean, em Brest, França, 10-11 de fevereiro de 2022
Portugal apoia a iniciativa de criar uma organização intergovernamental para desenvolver de forma harmonizada o «oceano digital», transformando o Mercator Ocean Internacional numa estrutura intergovernamental; tema que foi objeto da Declaração de Brest, assinada na cimeira One Ocean, que decorre na cidade de Brest em França, na qual participou o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que realçou a importância dos dados e informação operacional atualizada e partilhada para a boa gestão dos recursos marinhos.

«No ano passado, quando Portugal exerceu a Presidência do Conselho da União Europeia (UE), promovemos a aprovação das Conclusões do Conselho, destacando, precisamente, o conhecimento dos oceanos como um dos quatro pilares para o desenvolvimento de uma economia oceânica sustentável. Sabemos que, para desenvolver esse conhecimento, é essencial dispor de instrumentos de previsão precisos e de informação digital adequada», disse o Ministro do Mar, ao fechar a sessão onde este tema foi debatido com governantes de vários países europeus.

A Declaração de Brest foi assinada pelos governantes da área marítima de França, Itália, Noruega, Portugal, Espanha e Reino Unido.

«A comunidade científica marinha portuguesa, reconhecida globalmente pela sua contribuição para o conhecimento dos oceanos, também demonstrou um forte apoio a esta iniciativa», acrescentou Ricardo Serrão Santos, que mencionou, enquanto três exemplos nacionais deste esforço de harmonização, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Instituto Hidrográfico e o Air Centre.

Os próximos passos levarão à mudança do estatuto legal do Mercator Ocean International, líder europeu no oceano digital e na previsão operacional dos oceanos, e que já opera, por delegação da Comissão Europeia, o serviço de monitorização marítima do programa Copérnico (desde 2014), além de contribuir para as ações da UE no âmbito de outros organismos internacionais. 

Economia azul com renovado potencial

Nesta cimeira, que é mais uma etapa de debate internacional no caminho para a crucial Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho, o Ministro do Mar foi o orador principal no seminário «Investimento Azul, parcerias público-privadas para o Oceano». O papel da Estratégia Nacional para o Mar (ENM 2021-2030) e do PRR, com 252 milhões de euros, para dinamizar a economia azul nacional, baseada no conhecimento e no diálogo com todas partes interessadas, foram realçados como fortes sinais de vanguarda portuguesa no panorama internacional.

Ricardo Serrão Santos deu o exemplo da criação, em 2021, do fundo de fundos «Portugal Blue», a fim de estimular o financiamento da economia azul e de mitigar alguns dos riscos incorridos pelos investidores privados no investimento em empresas portuguesas do sector marítimo.

«Nos últimos anos, a economia do mar em Portugal cresceu quase duas vezes mais do que a economia nacional. O investimento azul é crucial para o oceano que queremos e de que precisamos. Isto tem sido destacado em vários fóruns, incluindo o Grupo de Alto Nível para uma Economia Oceânica Sustentável (Ocean Panel), de que Portugal faz parte, e será destacado em Lisboa, na Conferência dos Oceanos da ONU, que vamos co-organizar com o Quénia, em junho deste ano», recordou o Ministro.

«O Ocean Panel é uma iniciativa de crescente relevância no domínio dos oceanos, devido à diversidade dos países que a compõem, ao facto de incluir todas as bacias oceânicas e de abranger mais de 30% das costas e zonas económicas exclusivas do planeta», acrescentou.

A cimeira em Brest foi o palco para o Presidente Emmanuel Macron anunciar a adesão oficial de França ao Ocean Panel, que conta agora com 16 Estados-membros, que representam quase 46% das zonas costeiras do mundo, 42% das Zonas Económicas Exclusivas, 25% das pescas e 20% da frota de navegação. São estes: Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos da América, Fiji, França, Gana, Indonésia, Jamaica, Japão, México, Namíbia, Noruega, Palau, Portugal e Quénia. 

Reuniões bilaterais

O Ministro do Mar acompanhou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no segmento de alto nível no último dia da cimeira, bem como numa reunião bilateral do Chefe de Estado português com o Enviado Presidencial Especial para o Clima dos EUA, John Kerry.

Ricardo Serrão Santos realizou, ainda, reuniões bilaterais com outros governantes, nomeadamente um almoço de trabalho a convite a Ministra do Mar de França, Annick Girardin. No encontro com o Ministro para o Pacífico e o Ambiente Internacional do Reino Unido, Lord Zac Goldsmith, e noutro com a Secretária-adjunta para os Oceanos, o Ambiente Internacional e Assuntos Científicos do Departamento de Estado dos EUA, Monica Medina, pontuaram os temas da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada e a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que terá lugar em Lisboa, no final de junho.

Áreas:
Mar