O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que o maior desafio de Portugal neste momento é «dar confiança às pessoas» para que a economia possa retomar e os postos de trabalho sejam assegurados.
No Porto, numa visita ao comércio local no centro da cidade, o Primeiro-Ministro sublinhou a importância de fazer tudo o que estiver ao alcance para «manter as empresas, manter os postos de trabalho e sustentar os rendimentos».
António Costa reiterou que a austeridade não será solução para ultrapassar esta crise sanitária e económica: «Pôr austeridade em cima desta crise seria só aprofundar a crise. Creio que [a austeridade] não deixou saudades a ninguém e ninguém tem vontade de voltar».
O Primeiro-Ministro sublinhou a importância de se recuperar a confiança para regressar ao comércio local, com lojas equipadas com os meios de proteção individual que permitem garantir a segurança de clientes e funcionários.
A agenda de sexta-feira do Primeiro-Ministro começou com uma visita ao CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos.