Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-20 às 11h18

Cultura do milho tem uma importância reconhecida pelo País e pelo Governo

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, destacou o facto de o 10º Colóquio Nacional do Milho juntar agricultores, cientistas e responsáveis políticos «num debate sobre o papel da agricultura na resposta a alguns dos maiores desafios da atualidade: coesão do território, neutralidade carbónica e megatendências agroalimentares».

«A cultura do milho, nos sistemas agrícolas e pecuários nacionais, assume uma importância reconhecida pelo País e pelo Governo de Portugal», disse a Ministra no colóquio que se realizou em Coimbra. 

Maria do Céu Albuquerque disse que «prova disso é a implementação da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, a qual surge em resposta à acentuada diminuição da produção de cereais que tem vindo a verificar-se nas últimas décadas, à baixa taxa de aprovisionamento do País e tendo em conta a importância dos cereais na dieta alimentar».

A Estratégia estabelece objetivos para a redução da dependência externa, para a consolidação e aumento de áreas de produção, para a criação de valor na fileira e para a viabilização da atividade produtiva em todo o território nacional. 

Aumentar autoaprovisionamento de cereais

A Ministra disse que se prevê que, «num horizonte de 5 anos, se alcance um grau de autoaprovisionamento em cereais de 38%, correspondendo 80 % ao arroz, 50 % ao milho e 20 % aos cereais praganosos» (trigo mole e duro, centeio, cevada, aveia, triticale).

Maria do Céu Albuquerque acrescentou que «os números são animadores e fazem crer que estamos num bom caminho: em termos de balança comercial, apesar de Portugal continuar a ser um país deficitário em cereais, nos últimos anos parece começar a desenhar-se uma tendência de incremento das exportações principalmente no setor do milho e do arroz». 

«Com efeito em 2018 o valor das exportações aumentou muito mais que o das importações, com o milho e o arroz a serem os principais responsáveis por estes aumentos. No caso do milho, durante os últimos 5 anos, as exportações quadruplicaram em termos de quantidade, sendo Espanha o principal destino tal como acontece para os restantes cereais exportados; em 2018 foram exportadas cerca de 270 mil toneladas de milho com o valor de cerca de 50 milhões de euros», disse ainda.

A Ministra disse também que «esta estratégia surgiu num momento crucial, em que teve início a discussão da futura Política Agrícola Comum, e Portugal continuará, de forma construtiva e empenhada, a apostar na melhoria das propostas regulamentares em discussão, visando obter um novo modelo de prestação da PAC que, sendo robusto e orientado para o desempenho, permita, em simultâneo, uma efetiva simplificação».
 
Áreas:
Agricultura