Saltar para conteúdo

Notícias

2020-09-16 às 17h26

Criado centro de competências InovTechAgro em Oeiras

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, homologou em Oeiras a constituição do Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

A cerimónia contou também com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

«O InovTechAgro visa promover um setor mais inteligente, seguro, moderno e sustentável, reforçando as medidas de proteção ambiental e luta contra as alterações climática. Preocupações já sentidas antes, reforçadas por esta pandemia e tão importantes no seio da Política Agrícola Comum no período pós 2020», sublinhou Maria do Céu Antunes.

A titular da pasta da Agricultura acrescentou ainda que «este é um exemplo onde a inovação e a congregação de esforços de várias entidades demonstra que todos juntos estamos mais capacitados para os desafios que a todo o momento nos são colocados».

Com a participação de 65 entidades representantes de organizações de agricultores, centros de ensino e investigação, entidades privadas, administração pública e empresarial do Estado, o InovTechAgro terá competências nas áreas de agricultura de precisão, digitalização e mecanização agrária, em todo o território nacional e constitui um claro sinal da enorme mobilização do sector agro-florestal em torno de uma temática que se revela fundamental para a competitividade do nosso País.

A constituição do Centro de Competências InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agrofloresta, que hoje se iniciou demonstra a importância de trabalhar em rede, promovendo um setor mais inovador, seguro, moderno e sustentável, reforçando as medidas de proteção ambiental e luta contra as alterações climáticas.