Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-19 às 11h02

Criada consulta para assistir crianças e jovens vindos da Ucrânia

Centro de Saúde

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) disponibiliza, a partir de segunda-feira, dia 21 de março, uma consulta para acompanhamento de jovens e crianças chegadas da Ucrânia, que irá funcionar no Hospital de Dona Estefânia (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central).

Esta consulta tem como missão acolher, focando a perspetiva sanitária, crianças e jovens oriundas da Ucrânia requerentes de proteção temporária em Portugal.

Os utentes são referenciados ao CHULC através de uma linha de atendimento, pelo 967 059 865. É realizada, num primeiro momento, uma triagem para determinar o agendamento da consulta.

A consulta vai funcionar todos os dias úteis, em gabinete próprio do edifício das Consultas Externas, sendo garantido serviço de tradução. A triagem realiza-se no período da manhã e as consultas são agendadas para a tarde do mesmo dia.

Após uma primeira observação clínica, os utentes de origem ucraniana são encaminhados para tratamento ou consultas de seguimento específicos, de acordo com as suas necessidades.

Recorda-se que aos cidadãos oriundos da Ucrânia requerentes de proteção temporária e membros da sua família será atribuído automaticamente um número de utente, que dará o direito de acesso universal ao SNS nas mesmas condições que os cidadãos nacionais, beneficiando, nomeadamente, da prestação de cuidados no âmbito dos programas de saúde materno-infantil, atualização das vacinas segundo o Plano Nacional de Vacinação, agendamento de vacinação para Covid-19, cuidados hospitalares e demais programas de saúde em vigor.