Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-18 às 14h16

Corpo Europeu de Solidariedade vai reforçar empoderamento dos jovens

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na apresentação pública do programa Corpo Europeu de Solidariedade, Viana do Castelo, 18 junho 2021 (Foto: José Coelho/Lusa)
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que o Corpo Europeu de Solidariedade, um programa europeu de voluntariado, vai ao encontro do objetivo da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia de empoderar os jovens.
 
Em Viana do Castelo, na apresentação pública do programa, o Ministro salientou também que o Corpo Europeu de Solidariedade vai aumentar a participação dos jovens na comunidade. «É uma via verde para que sejamos mais coesos e solidários, para que cheguemos juntos ainda mais longe», acrescentou.
 
«Poucos valores são tão intrínsecos à condição europeia quanto o valor da solidariedade. Seja como valor de cada cidadão, seja como valor que todos os Estados não podem nunca esquecer ser seu», disse, sublinhando que o Corpo Europeu de Solidariedade vai ser «agente e porta-voz primeiro» desse valor.
 
Tiago Brandão Rodrigues destacou que com este programa a União Europeia vai ser «ainda mais forte, ainda mais solidária, ainda mais coesa, ainda mais resiliente e ainda mais inovadora».
 
O Corpo Europeu de Solidariedade tem mil milhões para investir até 2027, dando oportunidade a 27 mil jovens de participarem em programas de voluntariado em diferentes países, e vai integrar todas as valências do até aqui Serviço Voluntário Europeu e alarga-o, para que possa incluir e beneficiar países terceiros.