Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-01 às 14h16

Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação reuniu pela primeira vez

Ministros de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na reunião com o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, 1 março 2021
Os Ministros de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, reuniram-se com o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por videoconferência, no âmbito da iniciativa «PRR em debate». 

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que «a primeira reunião do CNCTI, realizada no âmbito da discussão pública do Plano de Recuperação e Resiliência, revelou uma mobilização efetiva de vários atores institucionais para garantir o sucesso do Plano».

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, sublinhou que «o Plano de Recuperação e Resiliência é um bom instrumento para fomentar a colaboração entre a Academia e o setor empresarial, de forma a criar novos produtos e apostar mais na Inovação».

A reunião contou também com a presença da Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Helena Pereira, o Presidente da Agência Nacional de Inovação, Eduardo Maldonado, e o Presidente da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), Francisco Sá.

Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, cujos membros foram nomeados pelo Primeiro-Ministro no passado dia 23 de fevereiro, é um órgão consultivo que funciona em estreita colaboração entre o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para o desenvolvimento, reforço e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, assegurando o aconselhamento científico e fomentando o diálogo transversal e interministerial das políticas de ciência, tecnologia e inovação. 

Presidido por José Manuel Mendonça, Professor Catedrático no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, integra ainda os presidentes da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Agência Nacional de Inovação e da Agência para a Competitividade e a Inovação (IAPMEI), juntamente com 20 individualidades de reconhecido mérito em diferentes áreas do conhecimento e da economia, incluindo líderes académicos, científicos e empresariais com uma ampla diversidade institucional e territorial.

Laboratórios Associados

À tarde, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, reúne-se, também por videoconferência, com a Comissão dos Laboratórios Associados, igualmente no âmbito do PRR em debate.  

A reunião tem lugar após a divulgação recente dos resultados provisórios do Concurso para Atribuição de Estatuto de Laboratório Associado, lançado em 2020 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, relativo à avaliação e anúncio da criação de novos Laboratórios Associados.

O número de instituições de investigação científica com estatuto de Laboratório Associado: é agora de 40 (anteriormente existiam 26) após o referido concurso para a atribuição do estatuto de laboratório associado e respetivo financiamento público até 2025.

A Comissão dos Laboratórios Associados é uma comissão autónoma do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e é presidida pelo Presiden