Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-16 às 16h24

Conselho de Ministros aprova 400 milhões para adquirir recursos digitais para escolas

Conferência de imprensa do Conselho de Ministros de 16 de julho de 2020
Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, Lisboa, 16 julho 2020 (Foto: João Bica)

O Conselho de Ministros aprovou a autorização para realização da despesa com a aquisição de computadores, conectividade e serviços conexos para disponibilizar às escolas públicas, a executar nos anos de 2020 e 2021.

A medida consta no Programa do Governo e visa aumentar o acesso das escolas à Internet e dotá-las de recursos que promovam a integração transversal das tecnologias nas diferentes áreas curriculares, bem como a utilização de recursos educativos digitais e o ensino do código e da robótica.

 O comunicado, divulgado no final da reunião, refere que a despesa vai permitir que escolas públicas tenham «os meios necessários para o acesso e utilização de recursos didáticos e educativos digitais por parte dos alunos e professores». Será dada prioridade, «numa primeira fase, aos alunos beneficiários da ação social escolar, até se alcançar a sua universalização», lê-se no documento.

Fundo de 400 milhões já consta no programa de estabilização

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, referiu na conferência de imprensa após a reunião que, com esta resolução do Conselho de Ministros, fica autorizada a utilização de fundos dos 400 milhões de euros – já previstos no Programa de estabilização - para «dotar as escolas, os docentes e os alunos para o desenvolvimento de competências digitais no trabalho escolar», fundamentais para «um melhor mundo digital, para a economia, e também para o emprego».

Tiago Brandão Rodrigues disse ainda que a medida será implementada em diferentes fases:

«Numa primeira fase prevê-se ao nível infraestrutural adquirir computadores, conetividade, licenças e software para as escolas públicas, de modo a disponibilizarem estes recursos a alunos e docentes, dando prioridade aos alunos abrangidos pela ação escolar, até alcançar a paulatina a utilização universal», detalhou.

O Ministro afirmou também que este programa de estabilização visa ainda «desenvolver um plano para a capacitação digital dos docentes» e «incrementar a produção de um conjunto de novos recursos digitais e também de desmaterialização de recursos físicos como sejam os manuais escolares».