Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-28 às 16h44

Concurso para centro de formação da GNR em Portalegre será lançado em breve

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na cerimónia de compromisso de honra de novos militares da GNR, Portalegre, 28 janeiro 2020
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou o lançamento em breve do concurso para o projeto de execução do novo Centro de Formação da GNR em Portalegre, um investimento de 20 milhões de euros.

«O investimento que estamos a preparar, e que permitirá lançar em breve o concurso para o projeto de execução, caracteriza-se hoje, na fase de estudo prévio em que nos encontramos, por ser o maior investimento do Ministério da Administração Interna previsto para os próximos anos», disse, acrescentando que o centro deverá «reunir toda a formação da GNR» na cidade de Portalegre.

O Ministro, que discursava na cerimónia de compromisso de honra de 388 novos militares, que integraram o 41.º Curso de Formação de Guardas, disse que a construção do novo Centro de Formação e Comando Territorial de Portalegre da GNR vai ser feita num terreno com 28 hectares na zona industrial da cidade.

Apontando a importância que o Governo dá ao rejuvenescimento da GNR, Eduardo Cabrita destacou também a importância do programa plurianual de admissões, que estabelece um objetivo de «cerca de 10 mil admissões» para todas as forças e serviços de segurança nos próximos quatro anos.

O Ministro lembrou ainda que Portugal «é uma referência» em matéria de segurança: «É relevante termos evoluído do 18.º lugar de tabela dos países mais seguros do mundo, que tínhamos em 2014, para o terceiro lugar que, na qualificação de 2019, nos foi reconhecida».

Os cursos de formação da GNR em Portalegre iniciaram-se a 28 de novembro de 1985 e mais de 70% do seu efetivo foi formado na cidade alentejana. O atual centro de formação está dependente da Escola da Guarda, com sede em Queluz, Sintra.

Os cursos de formação da GNR são ministrados na Escola da Guarda, não só através do centro de Portalegre (onde já foram formados cerca de 18 mil militares), como também do centro da Figueira da Foz.