Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-02-06 às 18h43

Concluída a rede de Radares Meteorológicos dos Açores no âmbito do PRR

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, Ponta Delgada, 5 de fevereiro de 2022
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhado pelo presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Miguel Miranda, reuniu em Ponta Delgada com o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, para anunciar o fecho do aviso lançado pela Direção Geral de Política do Mar e o Fundo Azul, para a instalação de dois radares meteorológicos nos Açores, um em São Miguel e outro nas Flores. 

Desta forma, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Ministério do Mar, cumpre-se a instalação do conjunto de três radares previstos para os Açores. O primeiro radar, recorda-se, foi inaugurado na Serra de Santa Bárbara, ilha Terceira, no dia 9 de setembro de 2020. 

Com financiamento do PRR, serão ainda instalados outros dois radares florestais no Continente, ficando assim concluída a rede nacional para promover o conhecimento científico e utilizá-lo para melhor salvaguardar pessoas e bens, o que é particularmente relevante em contexto de alterações climáticas globais.

O investimento, de seis milhões de euros, será realizado integralmente com verbas do PRR alocadas ao Ministério do Mar. 

Para além dos radares, este investimento permitirá a instalação de:

- duas estações meteorológicas automáticas em cada local e sistemas de visualização, análise e arquivo
- dois detetores de trovoadas
- infraestruturas de suporte, incluindo as torres metálicas para instalação dos sensores, os sistemas de energia, sistemas de telecomunicações e de vigilância local e perímetro de proteção
- sistemas de visualização, análise e arquivo

Depois de trabalho técnico realizado pelo IPMA e pela Região, foi decidido que os locais que reuniam as melhores condições para a instalação destes equipamentos seriam o Morro Alto, nas Flores, e o Pico dos Santos de Cima, em São Miguel. 

A edificação no local selecionado inicialmente na ilha de São Miguel - o Pico da Barrosa - apesar de igualmente adequado do ponto de vista técnico, implicaria um reordenamento das antenas aí existentes incompatível com a janela temporal de execução do PRR. A rede estará completa e funcional no último trimestre de 2023.