Saltar para conteúdo

Notícias

2020-10-08 às 12h03

Compêndio da ONU destaca os sites portugueses Estamos On e Mapa de Cidadão

Compêndio da ONU sobre iniciativas digitais dos governos de vários países durante a pandemia

O Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais da ONU (Organização das Nações Unidas) publicou um compêndio com algumas iniciativas digitais implementadas pelos Governos de vários países do mundo em resposta à pandemia do Covid-19, e duas das plataformas destacadas no documento são portuguesas: a Estamos On e a Mapa de Cidadão.

O site Estamos On (https://covid19estamoson.gov.pt/) é um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pela pandemia, disponibilizando toda a informação e apoios a que têm direito. Informa, também, sobre as boas práticas e recomendações das autoridades de Saúde, medidas excecionais adotadas pelo Governo em cada área governativa e a evolução do estado epidemiológico do País.

Já a plataforma Mapa de Cidadão fornece informação sobre todos os locais de atendimento da Administração Pública, nomeadamente hospitais, esquadras, repartições de finanças, conservatórias, Lojas e Espaços Cidadão. Permite, igualmente, obter senhas online para todos os serviços disponíveis em qualquer uma das Lojas de Cidadão e disponibiliza o número de pessoas em espera ou o tempo de espera da última senha para serviços presentes nestas Lojas, sendo possível acompanhar a evolução das filas em tempo real e evitá-las. https://mapa.eportugal.gov.pt/

O Compendium of Digital Government Initiatives in response to the Covid-19 Pandemic 2020 pode ser consultado  aqui.