Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-01-24 às 11h39

Coleção de Arte Contemporânea do Estado já está virtualmente disponível

Pormenor da obra Enlevo de Miss Europa, 1973, de Nikias Skapinakis
A Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) está desde hoje virtualmente disponível e pode ser consultada aqui. Na página da Internet que agora se disponibiliza é possível encontrar imagem de alta qualidade de um vasto número de obras que a compõem, bem como informação relativa à história da Coleção. Trata-se de uma ferramenta dinâmica de informação e comunicação ao serviço de um público alargado, sendo igualmente um importante referencial para investigadores e curadores, mas também para professores e alunos.
 
A CACE é uma coleção de arte contemporânea de natureza pública, iniciada pelo Estado em 1976, através da Secretaria de Estado da Cultura e composta por obras realizadas em diversos suportes (pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, vídeo, instalação), na sua maioria (mas não exclusivamente) de artistas portugueses.
 
Tutelada pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural, a CACE encontra-se depositada e disponível em instituições de referência, como a Fundação de Serralves, a Fundação do Centro Cultural de Belém, a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva ou o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, entre muitas outras, tanto em Portugal como no estrangeiro. 
 
Nos últimos anos, o acervo da CACE foi engrandecido pela incorporação de duas importantes coleções de arte contemporânea (Coleção Miró e Coleção ex-BPN), bem como pelo Programa Anual de Aquisição de Arte Contemporânea, criado em 2019, através do qual foram integradas 166 obras de 145 artistas portugueses. Atualmente, a CACE é composta por 1828 obras de arte. A natureza da Coleção leva a que esta seja uma página em permanente atualização.
 
A CACE tem como missão garantir o acesso alargado ao património artístico contemporâneo nacional, privilegiando a respetiva fruição em todo o território. A página da Internet que agora se disponibiliza facilitar estes desígnios, permitindo o seu acesso em qualquer lugar.
 
Coleção de Arte Contemporânea do Estado 

Tags: arte
Áreas:
Cultura