Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-20 às 23h09

Cimeira aeroespacial de Ponte de Sôr na 4.ª edição

A Portugal Air Summit 2020 realiza-se de 21 a 23 de outubro, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sôr, e conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Presidente da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), Ricardo Conde, no painel «Digital Planet: opportunities, jobs and businesses associated with Earth observation for climate action».

Este ano, a Portugal Air Summit 2020 decorrerá juntamente com o EuRoc,European Rocketry Challenge, a primeira competição universitária europeia de lançamento de rockets, organizada pela Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) em estreita cooperação internacional. 

Cerca de 120 estudantes e investigadores de engenharia, distribuídos por 12 equipas, foram convidados a criar, construir e lançar os próprios veículos, visando o desenvolvimento de novas ideias para estimular a inovação no setor espacial na área de lançadores de satélites.

A 4.ª edição da Portugal Air Summit, organizada em parceria com a Portugal Space, terá como tema «Flying Digital: desafia os limites do espaço», e foi totalmente adaptada às circunstâncias impostas pela pandemia, pelo que a cimeira será transmitida online através de um formato de programa de televisão, com reportagens realizadas em instituições de ensino superior e outras entidades, entrevistas e espaços de debate e de apresentações sobre o setor e o seu futuro.

Trata-se de uma cimeira aeroespacial de nível internacional, que junta representantes da indústria e de comunidades científicas para debater e analisar o potencial e futuro da Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa.

Encontro Ciência 2020

O evento inclui ainda uma sessão de preparação do Encontro Ciência 2020, a realizar de 2 a 4 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, em Belém. 

O mote da edição deste ano será a importância e os desafios da ciência, da investigação e da inovação na recuperação de Portugal em tempos de pandemia, de forma a tornar o nosso País e a Europa mais resilientes, mais digitais, mais verdes, mais sociais e mais globais.

Esta iniciativa é promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.