Mais de 2 milhões de Chaves Móveis Digitai), o meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português que permite ao utilizador realizar diversos serviços online, já foram utilizadas para aceder a portais públicos ou privados e assinar documentos digitais.
Com cerca de 200 protocolos assinados, são mais de 375 portais e sistemas públicos e privados que recorrem à Chave Móvel Digital (CMD) como ferramenta de autenticação ou para a realização dos seus serviços, o que representa já um universo de 379 portais e sistemas integrados com a CMD.
Através de um login único, os cidadãos podem aceder a vários sites públicos e privados, de setores empresariais como a Banca, Telecomunicações, Energia, Saúde, Turismo, Educação, entre outros e, também, realizar inúmeros serviços online como o pedido de renovação do Cartão de Cidadão ou da Carta de Condução, o pedido de Registo Criminal, Alteração de Morada, entre muitos outros.
Realizar serviços a partir de casa, sem deslocações, ou filas de espera, através de um processo que garante a mesma segurança e eficácia do presencial. Com esta identidade digital, é possível assinar todo o tipo de documentos como contratos de promessa compra e venda, certificados, contratos de serviços, entre outros, a partir de qualquer lugar.
Reconhecida pela União Europeia como um meio de identificação eletrónica com o nível de segurança «Elevado», e que preenche os mais elevados padrões de segurança europeus, recebeu ao longo dos anos diversas distinções, nacionais e internacionais, nomeadamente o Prémio Navegantes XXI na categoria Administração Pública Digital, o World Summit Award Mobile e o Portugal Digital Awards na categoria Best Digital Transformation Project.