Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-12-09 às 16h32

Centro de Inteligência Competitiva em Campo Maior aumenta valor do Interior

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na apresentação do projeto de construção de um Centro de Inteligência Competitiva, Campo Maior, 9 dezembro 2019
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou que o projeto de construção de um Centro de Inteligência Competitiva em Campo Maior vai aumentar o valor do Interior e demonstrar que é possível inverter o círculo vicioso de perda de população.
 
«Vem mostrar que há pessoas de grande valor nestes territórios, que o Interior é inteligente e que consegue, com alguns ingredientes, sonhar e contrariar o que tem sido este círculo vicioso dos territórios do interior, que se traduz sistematicamente na perda de população e no abandono destes territórios», referiu na apresentação do projeto.
 
O Centro de Inteligência Competitiva prevê um investimento superior a 991 mil euros e é promovido pela autarquia em parceria com o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, a Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, e o Instituto Politécnico de Portalegre.
 
O projeto é centrado na valorização do conhecimento, pelos dados, e a sua transferência para a atividade económica e empresarial dos setores e fileiras dos recursos endógenos, com vista ao desenvolvimento tecnológico das empresas, à sua internacionalização e à promoção da competitividade nos mercados nacionais e internacionais.
 
A obra é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo - Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
 
Financiamento para preparação da barragem do Pisão está garantido
 
A Ministra da Coesão Territorial reiterou que a barragem do Pisão vai ser construída e acrescentou que «já há até financiamento para os trabalhos preparatórios».
«Como sabem, é preciso estudo de impacto ambiental e, portanto, temos de fazer vários estudos até se iniciar a obra, e já há financiamento para esses trabalhos preparatórios», acrescentou.
 
Ana Abrunhosa realçou que a construção da barragem do Pisão «vai ser uma realidade», reforçando o que também já tinha sido afirmado pelo Primeiro-Ministro António Costa.
 
«É um daqueles projetos que são estruturantes neste território e que ajudará» outras iniciativas que já existem aqui, referiu.
 
A Barragem do Pisão deverá contar com um investimento total de 168 milhões de euros, devendo o projeto estar concluído em 2027. A infraestrutura vai contar com um espelho de água de sete quilómetros quadros e poderá produzir energia suficiente para abastecer 75% da população do distrito de Portalegre.