No sábado, 2 de outubro, foram feitos cerca de 5.500 atendimentos para pedido, renovação, entrega e alteração de morada do Cartão de Cidadão (CC) e pedido e entrega do Passaporte, nos balções das 9 Lojas de Cidadão e do Campus da Justiça que estiveram em funcionamento na modalidade de Casa Aberta, entre as 9 e as 22 horas.
O alargamento do horário de funcionamento dos balcões com uma capacidade máxima de atendimento instalada permitiu multiplicar por 2,5 a resposta dos serviços, face ao sábado anterior e contribuiu para atenuar o número de pendências que resultou do encerramento dos serviços presenciais durante o período pandémico.
A iniciativa Casa Aberta vai manter-se nos próximos 7 sábados, nas Lojas de Cidadão das Laranjeiras, Saldanha, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e nos balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa.
Os serviços relacionados com o CC e o Passaporte estão também disponíveis de segunda a sexta-feira, nos locais de atendimento e horário normais, quer por via de agendamentos já efetuados, que se mantêm, quer através de atendimento espontâneo. Para aceder a estes serviços, os cidadãos podem obter, de forma mais cómoda e sem necessidade de deslocação, senhas digitais no Mapa de Cidadão, através da App ou do site ePortugal, sendo possível fazer o acompanhamento das senhas mediante o envio de um SMS gratuito para o número 3838. Para isso, a mensagem deve conter o seguinte texto: "SIGA (espaço) [CÓDIGO DA SENHA] (espaço) [NÚMERO DE SENHAS DE ANTECEDÊNCIA COM QUE QUER RECEBER O ALERTA]", por exemplo "SIGA 1234567 8". Esta funcionalidade permite receber um alerta de aproximação do respetivo número e está também disponível para as senhas obtidas presencialmente. No último sábado, foram enviados cerca de 3500 alertas.
Com a adoção da modalidade Casa Aberta nas regiões do país onde os serviços estão mais pressionados pela procura, pretende-se fazer face ao acumulado de CC e Passaportes cujo prazo de validade expirou durante o período de confinamento, como resultado da necessária redução do atendimento presencial, designadamente com o fecho das Lojas de Cidadão. Ainda assim, recorda-se que os documentos, cuja validade tenha expirado a partir de dia 24/02/2020, continuam a ser aceites até 31 de dezembro deste ano para todos os efeitos legais.
Esta medida de reforço do atendimento presencial junta-se a outras que têm sido adotadas no sentido de aumentar a oferta de balcões, nomeadamente a possibilidade de renovação e entrega do CC para maiores de 25 anos nos Espaços Cidadão, mas também no sentido de possibilitar que o cidadão prescinda da interação presencial, nos casos em que não seja necessário fazer a alteração dos dados biométricos, por exemplo através da entrega postal pelos CTT.