Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-28 às 13h48

Candidaturas para Programa EstágiAP abrem a 31 de maio

A portaria que procede à distribuição de vagas para o programa de estágios na Administração Pública – "EstágiAP XXI" – foi publicada em Diário da República, podendo os jovens interessados candidatar-se a partir de segunda-feira, dia 31 de maio.

O Programa "EstágiAP XXI", coordenado pelo Instituto Nacional de Administração (INA) em articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), integra 500 vagas de estágio que serão ocupadas por jovens licenciados até aos 30 anos que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego ou até aos 35 anos caso possuam deficiência ou incapacidade.

A portaria publicada prioriza as entidades promotoras que, pelas suas atribuições, competências e projetos, demonstrem particular interesse formativo para os estagiários, procurando garantir uma ampla cobertura geográfica do programa, bem como uma maior resposta em zonas eventualmente mais carenciadas de oferta formativa em contexto de trabalho.

O diploma procurou acautelar a maior diversidade possível de áreas profissionais e formação académica como forma de aumentar a abrangência da oferta de estágios. Finalmente, foi ainda dada prioridade às entidades com um quadro de pessoal mais envelhecido, numa perspetiva de transferência do conhecimento intergeracional e de rejuvenescimento dos modelos dos serviços.

Assim, os jovens interessados podem submeter a sua candidatura a partir de segunda-feira, dia 31 de maio, através de formulário online acessível no portal da Bolsa de Emprego Público.

Os estágios terão a duração de nove meses, podendo ser celebrados contratos a tempo parcial para permitir aos estagiários a frequência de cursos académicos ou formativos, paralelamente às funções desempenhadas.

Cada estagiário receberá uma bolsa de estágio equivalente à remuneração de um técnico superior em início de carreira (998,5€ ilíquidos) ou a proporção equivalente ao período de trabalho no caso dos contratos a tempo parcial.

Os estagiários que integrarem este programa beneficiarão também de uma majoração na classificação atribuída em sede de lista de ordenação final em procedimento concursal de recrutamento que seja publicitado nos dois anos após o termo do estágio.