Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-10 às 11h41

Bombeiros voluntários continuam a ser a coluna vertebral da Proteção Civil

Primeiro-Ministro António Costa com o presidente da Liga dos Bombeiros, Marta Soares, na inauguração do museu da lia, Lisboa, 10 dezembro 2021 (foto: Tiago Petinga/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que os bombeiros voluntários continuam a ser a coluna vertebral da Proteção Civil, numa intervenção na inauguração do Museu da Liga dos Bombeiros Portugueses, em Lisboa.

O Primeiro-Ministro sublinhou a necessidade de as instituições se adaptarem às mudanças, apontando as reformas introduzidas pelo Governo no sistema de Proteção Civil, sobretudo no que respeita à floresta.

«Sem prejuízo do voluntarismo continuar a ser a base da atividade dos bombeiros voluntários, temos vindo a introduzir equipas de intervenção permanente de forma a haver um núcleo profissional. Já não estamos no tempo em que, ao lado de uma associação humanitária, havia uma fábrica e, quando tocada a sirene, os operários podiam sair, apresentar-se no quartel e partir para responder à ocorrência», referiu António Costa.

Hoje, em muitas regiões do País, «a desertificação também desertificou a disponibilidade de recursos humanos para os bombeiros voluntários. Por isso, como tudo na vida, temos de nos adaptar».

António Costa disse que o museu agora inaugurado é testemunho da capacidade de mudança e de adaptação em todos os níveis por parte dos bombeiros ao longo do último século.

Todavia, «temos de conseguir preservar e manter aquilo que de tão importante possuímos e que é único: temos uma estrutura de bombeiros voluntários como coluna vertebral do nosso sistema de Proteção Civil, e isso é indispensável para o futuro do País».