Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-21 às 21h03

Bombeiros já têm garantidos 19 milhões de euros para viaturas e equipamentos de proteção individual

O Ministério da Administração Interna  já garantiu, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência, uma verba de quase 19 milhões de euros para apoiar os bombeiros na aquisição de viaturas e equipamentos de proteção individual.

A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, presidiu à cerimónia comemorativa dos 100 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC), onde registou o esforço dessas instituições para superar as dificuldades criadas pela pandemia – nomeadamente financeiras – e para as quais a área da Administração Interna disponibilizou cerca de 13 milhões de euros de apoios extraordinários.

O grande contributo dos Corpos de Bombeiros para o sucesso que constituiu, «pela primeira vez na história recente, a ativação plena do Sistema de Proteção Civil desde o patamar municipal à escala distrital, com o envolvimentos das comunidades intermunicipais, com o nível nacional», foi igualmente realçado pela Secretária de Estado.

«Quem é que, há dois anos, sabia distinguir a Situação de Contingência do Estado de Alerta? Tenho de dar os parabéns aos Bombeiros Voluntários e à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil por todo o trabalho de adaptação, de flexibilidade, de reinvenção que foi preciso fazer para colocar todos estes instrumentos ao serviço do país e dos portugueses», enfatizou Patrícia Gaspar.

«O voluntariado é, foi e será sempre a génese dos bombeiros em Portugal. Não tenho dúvida nenhuma disso», afirmou Patrícia Gaspar, acrescentando: «Mas também não tenho dúvida de que o Sistema, como está, não vai provavelmente conseguir responder nos próximos anos a todos os desafios que temos».

«Há aqui uma evolução que tem de ser feita, convosco e para vocês», frisou Patrícia Gaspar perante várias dezenas de bombeiros. «Há aqui um caminho de profissionalização que vai ter de ser feito, porventura penoso, mas não restam dúvidas nesta altura de que esta é a estrada que nós todos vamos ter de seguir e este é o compromisso que gostaria de deixar hoje bem patente».