Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-01-25 às 12h56

Boas perspetivas para as negociações das pescas com o Reino Unido

Ministro do Mar, Ricardo Serrão santos, preside à reunião do Conselho de Ministros das Pescas, Bruxelas, 25 janeiro 2021
Realizou-se em Bruxelas e por vídeo conferência o primeiro Conselho de Ministros informal das Pescas sob a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Na conferência de imprensa, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, fez questão de «reconhecer o trabalho e empenho do Comissário europeu Virginijus Sinkevicius e de Michel Barnier [negociador-chefe do acordo de relacionamento com o Reino Unido] nas difíceis negociações do Brexit» e afirmou que «é essencial continuar as negociações com o Reino Unido e criar condições para a estabilidade da atividade da frota europeia que pesca nestas águas e para negociar os recursos comuns com este país». 

Ricardo Serrão Santos recordou que «isso implica a fixação de totais admissíveis de capturas e quotas definitivos em tempo útil antes do fim de março». 

O Ministro terminou assegurando que a Comissão Europeia tem o mandato para negociar, com o apoio do Conselho de Ministros das pescas e com a atual presidência portuguesa do Conselho da UE.