Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-08 às 14h28

«Base científica sólida» garante plano de desconfinamento mais claro

Primeiro-Ministro António Costa durante a conferência de imprensa após a reunião no Infarmed, Lisboa, 12 janeiro 2021 (Foto: José Sena Goulão/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que a existência de uma «base científica mais sólida» para tomar decisões vai contribuir para uma definição mais clara de um plano de desconfinamento após a terceira vaga da pandemia de Covid-19 em Portugal.

No final da reunião que juntou especialistas em saúde pública e políticos, presidida pela Ministra da Saúde, Marta Temido, e na qual o Primeiro-Ministro participou por videoconferência, António Costa salientou a importância de «encontrar uma metodologia que pudesse partilhar com a comunidade qual é a sustentação científica dos riscos diferenciados».

A metodologia comum vai ajudar «toda a gente a perceber as medidas adotadas e facilita a adesão». «Sinto-me com ferramentas para ter um processo de decisão mais sustentado. O decisor político fica a partir de agora habilitado a ter uma base científica mais sólida para tomar as suas decisões», reiterou.

O Primeiro-Ministro agradeceu o trabalho das diferentes equipas na apresentação, de «forma diversa e tendencialmente convergente», de um conjunto de critérios que «permite mapear o processo de decisão» do Governo.