Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-08-02 às 18h31

Balcão Único do Prédio regista número recorde de processos de georreferenciação

Representação gráfica georreferenciada
Durante o mês de julho foram iniciados mais de 10 000 processos de Representação Gráfica Georreferenciada (RGG)
 
O Balcão Único do Prédio  (BUPi) contabilizou, durante o mês de julho, mais de 50% do total de RGGs iniciadas desde o início da fase de expansão (cerca de 20 200 RGG), em fevereiro deste ano. 
 
Cantanhede, Pombal, Viseu, Coimbra e Figueira da Foz foram os municípios que mais se destacaram este mês, registando cerca de 20% do total de RGG iniciadas, determinando, assim, o compromisso dos novos municípios da fase de expansão em identificar rapidamente o seu território.
 
No total, foram 13 os municípios a entrar na plataforma durante o mês de julho, ascendendo, agora, a 61 o número de municípios que operacionalizam o BUPi, e a 270 os técnicos habilitados que promovem os processos de georreferenciação de prédios rústicos e mistos omissos nos Balcões das Câmaras Municipais e online, via site BUPi.
 
O Balcão Único do Prédio já se encontra acessível a uma população total de mais de 1 milhão e 400 mil habitantes, cobrindo uma área de 13 500 km2, nas quais se localizam mais de 4 milhões de matrizes rústicas, que representam mais de 50% das matrizes rústicas a georreferenciar durante a fase de expansão, até 2023. 
 
Os resultados significativos que o projeto tem vindo a alcançar na sua fase de expansão demonstram o envolvimento e contribuição prestada pelas Comunidades Intermunicipais, pelos municípios e restantes entidades e intervenientes afetos ao BUPi.
 
Com a integração de 9 novos municípios, cujas entradas já se encontram formalizadas, o BUPi chegará, em agosto, a metade dos municípios que aderiram à expansão do cadastro simplificado. 

As restantes adesões continuarão a decorrer de forma progressiva até meados de setembro.