Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-02 às 13h01

Expansão do Balcão Único do Prédio avança com novos municípios e site renovado

Website Balcão Único do Prédio
A fase de expansão do sistema de informação cadastral simplificado está em curso, com a entrada de Vila de Rei e Oleiros no Balcão Único do Prédio (BUPi), que se juntam aos 10 municípios do piloto.
 
O processo de expansão abrange 152 municípios sem qualquer tipo de cadastro, no centro e norte de Portugal, dos quais 141 municípios apresentaram candidatura a financiamento. Prevê-se que até ao final do primeiro trimestre todos os municípios entrem na plataforma.
 
Simultaneamente, para responder ao desafio de melhor comunicar a expansão do cadastro simplificado aos cidadãos, em especial num contexto de pandemia, e também para oferecer uma experiência mais intuitiva na realização de esboços, foi lançada uma nova presença web do Balcão Único do Prédio.

O novo site bupi.gov.pt, repensado para apresentar uma interface mais moderna e mais simples para o cidadão, aposta na facilitação do acesso à informação e na sensibilização da população para este tema, reforçando e simplificando ainda o acesso à identificação das propriedades rústicas, de forma a melhorar a experiência dos utilizadores com a plataforma e o serviço.
 
Esta nova experiência digital de serviço público, que será gradualmente implementada, inclui, ainda, um novo blogue, que procura esclarecer e divulgar permanentemente a evolução do projeto, assim como uma presença facilitada de contacto, seja na newsletter regular ou através das redes sociais.
 
Em breve, também a plataforma onde são submetidas as Representações Gráficas Georreferenciadas irá evoluir, oferecendo uma experiência mais simples e com novas fontes de informação disponibilizadas, acelerando o processo de identificação de propriedades, tanto de forma presencial como online.
Tags: municípios
Áreas:
Justiça