O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que a avaliação do ponto de situação feito na segunda reunião da Estrutura de Monitorização da Situação de Calamidade é «prudentemente encorajadora».
Eduardo Cabrita destacou que a análise foi centrada sobretudo no período que acabou no domingo, 17 de maio, no âmbito da intervenção das forças de segurança, da realização de testes e do valor absoluto de incumprimentos.
«Trocámos também impressões sobre estas primeiras 36 horas de uma segunda fase de situação de calamidade», acrescentou o Ministro, sublinhando que Portugal está agora a viver uma nova fase de desconfinamento.
O objetivo da estrutura é agora de «consolidar estes resultados» para garantir o sucesso da estratégia do Governo.
Em resposta às perguntas de jornalistas, Eduardo Cabrita reiterou que é permitida a circulação para a prática de exercício física e prática de desportos individuais, desde que feita «com as regras de distanciamento físico e respeito pelas regras de segurança».
O Ministro disse ainda que «apanhar sol e ar puro é compatível com as regras de distanciamento físico» e que os portugueses devem contribuir para a garantia de que as regras são respeitadas, evitando ajuntamentos que aumentem os riscos de contágio.