Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-06-04 às 16h36

Autoridade Marítima Nacional «está perfeitamente preparada e reforçada» para época balnear

Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, na reunião de trabalho da Autoridade Marítima Nacional, 4 junho 2020
O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, afirmou que a Autoridade Marítima Nacional (AMN) «está perfeitamente preparada e reforçada» para coordenar a segurança nas praias  no início da época balnear.

Jorge Seguro Sanches falava no final de uma reunião de trabalho da AMN, na Capitania do Porto de Sines, para preparação da época balnear deste ano, que abre no dia 6 de junho com novas regras no acesso às praias, devido à pandemia de Covid-19.

«Fizemos avaliações ao nível daquilo que tem a ver com os nadadores-salvadores», disse o Secretário de Estado, acrescentando que é um processo que tem funcionado dentro da normalidade em coordenação com os concessionários. Jorge Seguro Sanches disse também que, apesar de não ter havido cursos este ano, «há mais de sete mil» nadadores-salvadores inscritos que, caso estejam interessados, poderão entrar ao serviço.

Reforço de meios

Questionado sobre a forma como vai ser feita a fiscalização da costa, Jorge Seguro Sanches referiu que haverá um reforço com o pessoal da Marinha e que, «neste caso, foi mais do dobro do que no ano passado para que, numa situação em que as pessoas vão procurar praias que não são vigiadas, o acompanhamento da AMN seja o mais próximo possível, no sentido de aconselhar e no sentido pedagógico».

O Secretário de Estado afirmou ainda que a AMN vai trabalhar para que as pessoas sejam sensibilizadas em relação às praias que devem frequentar e ao seu comportamento como banhistas.

Em termos de recursos, «quer ao nível das embarcações, que já existiam, mas também ao nível humano» Jorge Seguro Sanches referiu que haverá um «reforço de  cerca de 170 militares da Marinha que vão apoiar as ações da Autoridade Marítima Nacional» quando «no ano passado eram cerca de 80».

O Secretário de Estado disse também que o objetivo é que «todos nos sintamos mais seguros, nomeadamente nas praias que não são vigiadas».

Tags: praias
Áreas:
Defesa Nacional