Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-01-03 às 12h33

Aulas retomam a 10 de janeiro

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, intervém na receção aos novos médicos internos do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, 3 janeiro 2022 (Foto: Paulo Novais/Lusa)
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que as aulas vão ser retomadas em 10 de janeiro, «porque é fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das nossas crianças», após a cerimónia de receção aos novos médicos internos do Serviço Nacional de Saúde, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O Secretário de Estado lembrou que o ensino presencial «é fundamental para as crianças», pelo que a possibilidade de adiamento do seu recomeço devido ao aumento de casos de Covid-19 «não está, garantidamente, sobre a mesa».

Todavia, posteriormente, o Conselho de Ministros avaliará a situação de acordo com a evolução epidemiológica, referiu.

Testes

Lacerda Sales disse também que Portugal tem uma ampla rede de testagem à Covid-19, através das mais de 1 400 farmácias aderentes e 700 postos de laboratoriais, referindo que é o quarto país europeu com mais testes realizados.

Portugal tem mais de 26 milhões de testes efetuados e só no dia 30 de dezembro, foram realizados mais de 400 mil testes.

«Temos capacidade de testagem, temos testes, muitas instituições a testar, pelo que queremos que as pessoas se testem, porque isso é muito importante para controlarmos esta crise sanitária», acrescentou.

Hospitais não são para testes

O Secretário de Estado apelou ainda à população para não se dirigir às urgências hospitalares ou aos hospitais para fazer testes à Covid-19 «porque, havendo capacidade de testagem noutros locais, libertarão o tempo aos profissionais de saúde para situações mais graves».

«Apelo a que, quando o Serviço Saúde 24 passa o teste, vão aos respetivos locais onde se podem testar: laboratórios ou farmácias», disse ainda Lacerda Sales.

Os novos médicos internos, agora integrados no Serviço Nacional de Saúde são, no caso do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, 196 internos, dos quais, 103 internos de formação especializada e 93 internos de formação geral, o mesmo se passando nas outras unidades do SNS.