Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-05-08 às 17h03

Atualização extraordinária começa a ser paga a 1,9 milhões de pensionistas

A atualização extraordinária das pensões mais baixas, prevista no Orçamento do Estado para 2020 com início em maio, começa hoje a ser paga aos pensionistas.

Este é o quarto ano em que o atual e o anterior Governos aumentam estas pensões, para aumentar o rendimento dos pensionistas com pensões mais baixas e a compensar os que não tiveram qualquer atualização nas reformas entre 2011 e 2015.

A atualização extraordinária das pensões garantirá aumentos de 10 euros por mês para 1,3 milhões de pensionistas com pensões até 1,5 do Indexantes de Apoios Sociais e de 6 euros por mês aos 600 mil pensionistas que tiveram atualizações entre 2011 e 2015. 

No total, esta atualização extraordinária vai abranger 1,9 milhões de pensionistas do Regime Geral de Segurança Social e do Regime de Proteção Social Convergente e representa uma despesa anual de 120 milhões de euros.

Coincidindo com o Dia da Segurança Social que se comemora a 8 de maio, o pagamento será já feito aos pensionistas do Regime Geral da Segurança Social que recebem através de transferência bancária. Para os pensionistas que recebem por vale postal, o pagamento deste mês foi já processado com o aumento.

Os pensionistas do Regime Convergente da Caixa Geral de Aposentações receberão a pensão com o aumento no dia 19 de maio.

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, sublinha que «esta atualização extraordinária que começa hoje a ser paga, mostra que o reforço do rendimento dos pensionistas é uma prioridade do Governo, e é mais uma prova da capacidade da Segurança Social de responder a quem precisa, com processamentos extraordinários, numa altura que tem sido tão exigente para todos os serviços».