Saltar para conteúdo

Notícias

2020-11-03 às 10h59

Atendimentos nas Lojas de Cidadão superam 2,7 milhões até outubro

Lojas de Cidadão realizaram mais de 2,7 milhões de atendimentos presenciais, entre janeiro e outubro de 2020
As Lojas de Cidadão realizaram mais de 2,7 milhões de atendimentos presenciais, entre janeiro e outubro deste ano. 

Apesar das restrições impostas pela pandemia aos serviços de atendimento ao público, o funcionamento das Lojas tem sido assegurado em regime de pré-agendamento, desde a sua reabertura a 1 de junho e após dois meses de encerramento na sequência do estado de emergência decretado a 18 de março.

Considerando que a manutenção do atendimento presencial e de proximidade é fundamental para garantir o acesso aos serviços públicos, o Governo tem vindo a apostar também, em articulação com as autarquias, na expansão da rede de Espaços Cidadão e no aumento da oferta de serviços nestes balcões, onde já é possível, por exemplo, renovar e levantar o cartão de cidadão (CC). 

Nos primeiros nove meses do ano, os Espaços Cidadão realizaram mais de 760 mil atendimentos, dos quais cerca de 78 mil renovações de CC.

Existem atualmente 59 Lojas de Cidadão e 698 Espaços Cidadão distribuídos por todo o território nacional.

Paralelamente à aposta na proximidade, mantém-se o reforço dos serviços públicos digitais que, face à crise pandémica que atravessamos, têm agora uma importância redobrada, permitindo que cidadãos e empresas possam aceder a mais de 200 serviços online, sem necessidade de deslocações. Entre janeiro e outubro, foram realizados no portal dos serviços públicos ePortugal.gov.pt cerca de meio milhão de serviços.