Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-21 às 13h14

Assinados protocolos de cooperação entre o INA e instituições do ensino superior

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Publica, Alexandra Leitão, e Secretário de Estado Tiago Antunes à chegada à assinatura de protocolos entre o INA e instituições do Ensino superior, Lisboa, 21 setembro 2021
A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Publica, Alexandra Leitão, presidiu à assinatura de protocolos de cooperação entre o Instituto Nacional de Administração (INA), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), que se realizou na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

Depois de, em março, se ter criado o novo INA e alterado o modelo de ensino e formação na Administração Pública, estes protocolos de formação vêm agora concretizar a colaboração entre o INA e as instituições de ensino superior no sentido de dotar este instituto público de recursos humanos altamente qualificados para a prossecução das suas atribuições ao nível da formação e para garantir a valorização técnica e tecnológica da Administração Pública.

Os protocolos agora assinados promovem a cooperação estreita entre o INA e as instituições do ensino superior (públicas ou privadas) que incluam na sua missão o desenvolvimento, a transmissão e difusão do conhecimento nos domínios da administração pública, da gestão pública e das políticas públicas.

Com estes protocolos, o INA procura garantir uma oferta de ensino e formação para trabalhadores, dirigentes e quadros técnicos superiores da Administração Pública ampla e qualificada.

Simultaneamente, há uma aposta na investigação científica, na transferência e aplicação de conhecimento e a assessoria técnica, que é focada na inovação e na modernização da Administração Pública e na qualificação, capacitação e valorização dos recursos humanos públicos.

O INA irá agora reestruturar o plano de formação para a Administração Pública, avaliar as necessidades de formação e qualificação dos dirigentes e quadros técnicos superiores e definir perfis de formação transversais para a Administração Pública.

O Governo considera que os protocolos hoje assinados são um marco importante no trabalho desenvolvido pelo INA, uma vez que aproximam o Instituto Nacional de Administração das universidades e institutos politécnicos.

Assim, reforça-se a capacitação e formação dos quadros técnicos superiores do Estado, através da oferta de cursos de formação geral e especializada para o desenvolvimento das competências de administração, de gestão e de liderança nos dirigentes e futuros dirigentes da Administração Pública e de cursos de formação para a qualificação profissional inicial e contínua, entre outros.