Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-13 às 18h12

Assinado contrato da rede de ciência e tecnologia para a criação do Observatório do Atlântico

Ministros Ricardo Serrão Santos e Manuel Heitor e Secretário de Estado Jorge Seguro Sanches na assinatura do contrato para a criação do Observatório do Atlântico, Ponta Delgada, 13 outubro 2021
«As oito entidades que, hoje, firmam o interesse para colaborarem neste projeto, apostam na partilha de infraestruturas de interesse comum para o conhecimento do Atlântico, em particular do mar profundo e do mar aberto, para reforçar o conhecimento sobre as alterações climáticas, o maior flagelo dos nossos tempos», disse o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na assinatura do contrato para a criação do Observatório do Atlântico, em Ponta Delgada.

«A colaboração no novo Observatório contribuirá para garantir que o conhecimento integrado na área das ciências do mar se constitui como um dos pilares da agenda Interações Atlânticas»», acrescentou Ricardo Serrão Santos.

A operacionalização do Observatório do Atlântico é uma das medidas do programa do Governo e da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, aprovada este ano e coincidente com a Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável.

«Urge continuar a dar um rumo às políticas do mar e fortalecer o posicionamento geopolítico e geoestratégico de Portugal. O padrão que estabelecermos no conhecimento e na gestão sustentável do nosso mar será uma contribuição decisiva para a sustentabilidade do planeta, num futuro que desejamos mais azul para as gerações vindouras», referiu o Ministro do Mar.

Na sessão estiveram também presentes o o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Bolieiro, a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Duarte, e representes das oito entidades contratantes.

No âmbito do Ministério do Mar participam o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. São, ainda, parceiros a Universidade dos Açores, o Instituto Hidrográfico, o Air Centre, a Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores, o Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.
Tags: oceanos, ciência
Áreas:
Mar