Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-02-02 às 9h01

Assinada portaria que certifica o «Caminho da Costa»

Caminho de Santiago (Foto: Turismo de Portugal)
Em reconhecimento da importância histórica e cultural do Caminho Português de Santiago, foi certificado o «Caminho da Costa», através da portaria assinada pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.
 
Com 138 km de extensão, o Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
 
O reconhecimento do elevado valor patrimonial dos traçados históricos do Porto e de Viana do Castelo justifica-se pela autenticidade e integridade do itinerário, densidade do património edificado e beleza paisagística da envolvente. O pedido de certificação tem a concordância dos municípios atravessados e apresenta condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação. 
 
A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, salienta «a importância da estruturação de novos produtos turísticos para que a procura por turistas nacionais e internacionais possa decorrer ao longo de todo o ano e em todo o território, tendo, para tal, este novo itinerário do Caminho da Costa um contributo relevante.»
 
A Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, destaca que «o Caminho de Santiago é um símbolo único do património cultural europeu e a certificação do Caminho da Costa vem reforçar o trabalho continuado do Governo para a valorização deste nosso património comum. Esta iniciativa demonstra também a importância da articulação entre as diversas entidades com responsabilidade ou interesse na promoção do Caminho de Santiago, essencial para permitir o desenvolvimento social e económico das regiões que integram estes itinerários.» 
 
Este é o terceiro Caminho certificado, seguindo-se ao Caminho Português de Santiago Interior e ao Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo. Este processo iniciado em 2019, com vista à certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional, visa a salvaguarda, valorização e promoção do Caminho Português de Santiago. 
 
Para o efeito, foi criado um órgão de coordenação de âmbito nacional, a Comissão de Certificação, composta por quatro membros, com competências técnicas na área da cultura ou do turismo, que é responsável pela análise das candidaturas, e um Conselho Consultivo, onde se encontram representadas as áreas da Administração Pública central e regional com relevância neste processo, para além do representante da Igreja Católica e das Associações de Peregrinos.