Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-02 às 19h02

Arte em São Bento 2020 assinalada com Coleção Figueiredo Ribeiro

Arte em São Bento 2020
A Residência Oficial do Primeiro-Ministro, no Palacete de São Bento, acolhe, todos os anos, uma seleção de obras de artistas contemporâneos portugueses pertencentes a uma coleção privada de fora de Lisboa.

A iniciativa Arte em São Bento foi criada em 2017, com o intuito de afirmar a vitalidade da produção artística nacional e o seu contributo para projetar a imagem de um país inovador e contemporâneo.

A Residência Oficial é um espaço de representação e de soberania política, onde cada área tem uma funcionalidade específica. Neste contexto, a arte proporciona ao visitante uma experiência distinta de uma exposição num espaço museológico ou numa galeria.

O estilo arquitetónico do palacete e o mobiliário existente constituem desafios a que os curadores têm sabido responder, sem reduzir as obras de arte a uma função meramente decorativa.

A partir de 5 de outubro de 2020, a Residência Oficial apresentará uma seleção de obras provenientes da Coleção Figueiredo Ribeiro, com curadoria de Ana Anacleto e João Silvério.

Cobrindo um vasto período da produção artística portuguesa contemporânea, a Coleção Figueiredo Ribeiro está em depósito no município de Abrantes, estando na base da criação do Quartel da Arte Contemporânea, em 2016, com vista à sua fruição pública.

A seleção de obras apresentadas na Residência Oficial reflete cruzamentos entre gerações distintas de artistas e teve em consideração a representação paritária, entre outros aspetos.

Nas edições anteriores, a Arte em São Bento acolheu a Coleção Serralves (2017), a Coleção António Cachola/Museu de Arte Contemporânea de Elvas (2018), e a Coleção Norlinda e José Lima (2019).

A inauguração da Arte em São Bento 2020 – Coleção Figueiredo Ribeiro terá lugar na segunda-feira, dia 5 de outubro de 2020, às 11h30. O evento inclui a abertura das novas salas remodeladas no âmbito da iniciativa paralela Design em São Bento, inaugurada em janeiro de 2020, com curadoria de Bárbara Coutinho.

A Residência Oficial estará aberta ao público para visitas à Arte em São Bento 2020 e ao Design em São Bento no dia 5 de outubro, entre as 15h00 e as 19h00.

Abertura ao público
1º domingo de cada mês


Próxima data de abertura
Domingo, 11 outubro
11h: Visita ao Design em São Bento – Traços da Cultura Portuguesa pela curadora Bárbara Coutinho
16h: Visita à Arte em São Bento 2020 – Coleção Figueiredo Ribeiro pelos curadores Ana Anacleto e João Silvério


Lista de artistas representados

ADRIANA MOLDER
ANA JOTTA
ANA MANSO
ANAMARY BILBAO
ANA PÉREZ-QUIROGA
ANDRÉ CEPEDA
ANTÓNIO OLAIO
BRÍGIDA MENDES
BRUNO CIDRA
BRUNO PACHECO
CARLOS BUNGA
DALILA GONÇALVES
DIOGO EVANGELISTA
EDGAR MARTINS
EDGAR MASSUL
FERNANDA FRAGATEIRO
FERNANDO CALHAU
FRANCISCA CARVALHO
FRANCISCO MENDES MOREIRA
GONÇALO BARREIROS
JOÃO FERRO MARTINS
JOÃO PEDRO VALE
JOÃO TABARRA
JORGE MARTINS
JORGE NESBITT
JORGE PINHEIRO
JOSÉ PEDRO CORTES
MARTA SOARES
MIGUEL BRANCO
MIGUEL PALMA
NUNO CERA
PATRÍCIA GARRIDO
PEDRO BARATEIRO
PEDRO VALDEZ CARDOSO
RUI CALÇADA BASTOS
RUI CHAFES
RUY LEITÃO
SARA BICHÃO
SÉRGIO CARRONHA
Tags: arte, cultura