Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-23 às 15h59

Área Metropolitana de Lisboa tem mais 760 vagas em creches

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na assinatura de protocolos do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, Vila Franca de Xira, 23 julho 2021
A Área Metropolitana de Lisboa vai ter mais 760 lugares em creches, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais. Os contratos, hoje assinados em Vila Franca de Xira, representam um investimento de cerca de cinco milhões de euros em creches em Loures, Cascais, Odivelas, Sintra, Vila Franca de Xira e Seixal.

Numa declaração à agência de notícias Lusa, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que, com estes novos lugares, sobe para 3 400 as vagas para crianças criadas nos últimos 12 meses. Ao todo, foram já assinados 51 novos contratos no âmbito do programa PARES com um investimento público de cerca de 20 milhões de euros. 

O alargamento da rede de equipamentos sociais é uma das medidas do Governo na melhoria das condições de vida dos cidadãos e das famílias. «Isto é particularmente importante no momento em que é cada vez mais crítico alargarmos a capacidade de resposta à infância e alargando assim a rede de equipamentos sociais estamos também a dar um sinal forte às famílias para haver mais capacidade de resposta», disse a Ministra.

Ana Mendes Godinho referiu também que, a par das medidas de emergência, o Governo nunca baixou os braços «quanto ao investimento estrutural para fazer frente ao desafio demográfico» e que, durante 2021, serão assinados novos contratos e será lançado um novo concurso no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, «que prevê 5.600 novos lugares também para creches», distribuídos de norte a sul do País.