Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-08-27 às 15h54

Área Metropolitana de Lisboa mantém-se em situação de contingência até dia 14 de setembro

Ministra da Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, 27 agosto 2020 (foto: Tiago Petinga/Lusa)

O Conselho de Ministros aprovou a prorrogação da situação de contingência na Área Metropolitana de Lisboa e de alerta no restante território, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, até às 23h59 do dia 14 de setembro de 2020.

Na conferência de imprensa após a reunião, a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou que não obstante «a tendência de estabilização dos números nas várias regiões» e no caso de Lisboa,  a consolidação da «tendência decrescente» os números divulgados nas últimas horas revelam um aumento de casos».

A Ministra destacou também o elevado número de testes para despistagem do novo coronavírus, feitos em Portugal, e que, só no mês de agosto, atingiu os 13 mil testes diários, sendo assim um dos países que mais testa. Sobre este ponto, Mariana Vieira da Silva acrescentou que a percentagem de casos positivos em proporção aos testes efetuados «é menor do que acontecia até aqui».

 

Estado de Contingência para todo o País a partir do dia 15 de setembro

 

O Governo decidiu ainda que, na quinzena que se inicia a 15 de setembro, todo o País ficará em Estado de Contingência.

Segundo a Ministra, esta medida tem como objetivo permitir a preparação atempada do regresso às aulas e de muitos portugueses ao seu local de trabalho, depois de terem estado muitos meses em teletrabalho.

Mariana Vieira da Silva disse também que, na semana que se inicia a 7 de setembro, serão apresentadas as medidas para preparar o outono e o inverno.

Tags: coronavírus
Áreas:
Presidência