O Setor Social e Solidário vai receber 1407 viaturas elétricas no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 35 milhões de euros. O Instituto da Segurança Social aprovou 1280 candidaturas de IPSS e entidades equiparadas com acordos de cooperação para o desenvolvimento da resposta Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
Com um apoio até 25 mil euros por viatura, esta medida pretende apoiar a aquisição de veículos 100% elétricos e apoiar as instituições do setor social e solidário na transição climática e ambiental, através da progressiva aquisição de uma frota automóvel mais verde.
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, destacou a importância desta medida: «Estamos a colocar no terreno a prioridade dada pelo PRR aos investimento social, reforçando os mecanismos de Apoio Domiciliário, aumentando as respostas de proximidade e de apoio à autonomia das pessoas, combatendo o isolamento e apostando nos veículos elétricos que permitem também reduzir custos para as instituições», acrescentou Ana Mendes Godinho.
O PRR dedica 417 milhões de euros para a Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais.