Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-12 às 9h39

Apresentadas mais de 160 candidaturas ao Fundo Revive Natureza

Casa da Vela na Figueira da Foz é um dos prédios postos a concurso para aproveitamento turístico no Revive Natureza
Os concursos, lançados a 18 de novembro de 2020 pela Turismo de Fundos, para atribuição de direitos de exploração de 7 imóveis que se encontram afetos ao Fundo Revive Natureza, na sua maioria antigas casas de guardas florestais e antigos postos fiscais, suscitaram um total de 161 propostas, iniciando-se, agora, o procedimento de análise das mesmas.

Foram apresentadas propostas a todos os imóveis, de acordo com a distribuição que se apresenta, e na qual se verifica que os imóveis com mais procura foram o Antigo Posto Fiscal do Burgau, o Antigo Posto Fiscal de Sagres e o Antigo Posto Fiscal de Foz do Lima. 

- Casa da Vela, Coimbra, 7 propostas
- Antiga Sede da Guarda Fiscal na Figueira da Foz, Coimbra, 3 propostas
- Antigo Posto Fiscal do Burgau, Faro, 94 propostas
- Antigo Posto Fiscal de Sagres, Faro, 33 propostas
- Antiga Sede dos Serviços Florestais - Quinta do Seixal, Guarda, 6 propostas
- Moradias em Leiria, Leiria, 2 propostas
- Antigo Posto Fiscal da Foz do Lima, Viana do Castelo, 16 propostas


O Fundo Revive Natureza poderá vir a conceder financiamento às entidades a quem for atribuído o direito de exploração dos imóveis, criando-se, assim, as melhores condições para a concretização dos respetivos investimentos. 
 
A Turismo Fundos fará a gestão global da rede de imóveis do Estado, distribuídos de norte a sul do país, entre os quais se contam, na sua maioria, antigas casas de guardas florestais e antigos postos fiscais, que serão arrendados ou concessionados para fins turísticos, através de concurso, ficando sujeitos a um conjunto de regras de utilização e de gestão em rede, nomeadamente quanto ao uso da marca REVIVE NATUREZA, consumo de produtos locais, sustentabilidade ambiental e valorização do território.
 
Para a Secretária de Estado de Turismo, Rita Marques, «a recuperação e valorização de imóveis públicos, devolutos há décadas, na sua maioria localizados em espaços com valores patrimoniais naturais, que dispõem de um elevado potencial de atração turística, continua a ser uma prioridade».

«Mais uma vez, o interesse por parte dos privados na recuperação e valorização destes ativos, ultrapassou as melhores expectativas, evidenciando que o mercado acredita no futuro do setor», acrescentou.

Sobre o Fundo Revive Natureza

Criado através do Decreto-Lei n.º 161/2019, de 25 de outubro, o Fundo Revive Natureza é gerido pela Turismo Fundos, que faz a gestão global da rede de imóveis do Estado, distribuídos de norte a sul do país. O Fundo realiza a sua atividade através da integração, como ativos, de direitos respeitantes a imóveis abrangidos por regimes dos domínios públicos ou privados do Estado, autarquias locais, institutos públicos ou de outras entidades e promove a atribuição de direitos sobre os imóveis a entidades públicas ou privadas, com vista à sua requalificação para fins turísticos ou outros com estes conexos, gerando impacto económico na localidade ou região onde se encontram.
Info: www.revivenatura.pt

Sobre a TF Turismo Fundos – SGOIC, SA

Integrada no Ministério da Economia e da Transição Digital, a TF Turismo Fundos – SGOIC, SA é uma sociedade comercial constituída em 1995, mediante uma parceria entre o Turismo de Portugal, I.P., a Caixa Geral de Depósitos e o Novo Banco S.A., responsável pela administração, gestão e representação de fundos imobiliários. Através dos fundos sob sua gestão, a TF Turismo Fundos – SGOIC, SA, adquire imóveis integrados no património das empresas como forma de dotação de recursos financeiros imediatos às mesmas, para subsequente arrendamento, normalmente acompanhada da opção ou obrigação de recompra desses mesmos imóveis.

Info: www.turismofundos.pt