Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-06-03 às 14h56

Aposta no investimento público visa aproximar as cidades dos cidadãos

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na zona histórica de Viseu, Viseu, 3 junho 2020
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou a requalificada Rua das Bocas (Rua João Mendes), que devolve à zona histórica de Viseu uma importante artéria da cidade.
 
Esta que é a primeira obra concluída ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho «reforça a importância da aposta no investimento público e na regeneração urbana para aproximar a cidade dos cidadãos», disse a Ministra. 
 
O PEDU prevê, para o município de Viseu, um investimento de mais de 19 milhões de euros, 11 milhões dos quais em fundos europeus do Centro 2020.
 
Comprar local para benefício de todos
 
Nesta visita à cidade de Viseu, Ana Abrunhosa participou ainda na apresentação da plataforma Viseu Compr’Aqui, uma parceria entre município, Associação Comercial do Distrito de Viseu, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e ainda os CTT. 
 
A plataforma digital visa apoiar comerciantes e produtores locais e facilitar a venda dos seus produtos à população.
 
«Os municípios e os seus autarcas, conhecendo melhor do que ninguém os problemas dos seus territórios, encontram soluções inovadoras para aproximar o comércio local dos consumidores», disse a Ministra. 
 
Com projetos deste tipo, reforçou, promovem-se "os produtos da região, com potencial para chegarem a mais consumidores e territórios", enquanto se garante "compras em segurança". Uma novidade de que todos beneficiam, disse Ana Abrunhosa.
 
O lançamento da plataforma decorreu numa cerimónia, na Câmara Municipal de Viseu, que juntou o Presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques, o Presidente dos CTT, João Bento, e a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.