Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-05 às 15h33

Aposta no conhecimento e inovação é essencial para valorizar o interior

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, durante a cerimónia de inauguração do Complexo Empresarial Sonuma, Figueiró dos Vinhos, 5 maio 2021
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou que a aposta no conhecimento e na inovação é essencial para valorizar os territórios do interior e inverter a tendência de abandono das últimas décadas.

Em Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, durante a cerimónia de inauguração do Complexo Empresarial Sonuma, a Ministra enumerou atividades como a agricultura, a silvicultura e o turismo como campos fundamentais para dar vida aos territórios com menor densidade populacional.

«Os territórios têm de ser valorizados», reiterou, acrescentando que se o investimento aumentar e a tendência de desertificação for invertida, a probabilidade de se repetirem tragédias humanas como as de 2017 será mais baixa.

A cooperação entre o Estado, as autarquias e as diferentes entidades, públicas e privadas, é fundamental para que o futuro possa ser marcado pela aposta nestas regiões de baixa densidade e pela valorização do interior.

A inauguração do complexo empresarial contou com um apoio de cerca de um milhão de euros de fundos europeus do Centro 2020 e resultou na reconversão de um espaço devoluto numa moderna área de instalação empresarial com espaço para sete empresas.