Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-21 às 19h27

Apoios às empresas «vão continuar enquanto forem necessários»

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, durante o debate do Estado da Nação na Assembleia da República, Lisboa, 21 julho 2021 (Foto: António Cotrim/Lusa)
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira afirmou que o Governo tem estendido os apoios às empresas à medida das circunstâncias e já garantiu que «vão continuar enquanto forem necessários».

Durante uma intervenção no debate sobre o Estado da Nação, na Assembleia da República, o Ministro realçou haver soluções para as empresas dos setores mais afetados para enfrentar o fim das moratórias bancárias e realçou a importância de «continuar a trabalhar para relançar o País».

Siza Vieira destacou também que a proteção do rendimento das famílias tem sido uma das prioridades desde o início da pandemia e os apoios criados já beneficiaram três milhões de pessoas, garantindo também que o rendimento disponível aumentou ao longo de 2020 e permitiu, entre outras coisas, que o consumo privado voltasse a recuperar durante o segundo trimestre de 2021.

O Ministro salientou também a necessidade de proteger o emprego e preservar a capacidade produtiva das empresas com o objetivo não de eliminar o impacto da crise «mas sim de garantir que pudessem responder ao aumento da procura assim que as restrições fossem levantadas».

Siza Vieira destacou a recuperação económica associada a cada alívio de restrições e o aumento da exportação de bens que nos primeiros cinco meses de 2021 foram superiores ao mesmo período de 2019.

«Continuaremos a trabalhar com as empresas para reforçar capitalização, com uma medida inédita nos Planos de Recuperação e Resiliência da União Europeia, que é uma linha para capitalização que nenhum outro Estado-membro tem», disse.

O Ministro reiterou também a importância da aposta nas tecnologias digitais: «Usaremos as tecnologias digitais para transformar a nossa Administra Pública e melhorar os serviços aos cidadãos, numa agenda para a década, numa agenda de futuro com os portugueses».