Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-06 às 19h18

Aplicações móveis de emissão e leitura do Certificado Digital Covid disponíveis nas app stores

A aplicação móvel de leitura do Certificado Digital UE Passe Covid já está disponível para descarregamento nas lojas de aplicações móveis (app stores) da Google, da Apple e da Huawei

Esta aplicação vai permitir que as entidades que precisem de validar os certificados digitais Covid da União Europeia, que entraram em vigor no passado dia 1 de julho, possam fazê-lo de forma digital e mais rápida. 

Desenvolvida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), a app pode ser descarregada e utilizada por todos, nomeadamente transportadoras aéreas, organizadores de eventos culturais, corporativos, desportivos e familiares (como casamentos e batizados). 

Apontando a câmara do telemóvel para o código QR do Certificado Digital Covid apresentado (em papel ou em formato digital), a aplicação irá validar automaticamente o certificado. A aplicação valida os três tipos de certificados: de vacinação, de teste, de recuperação, emitidos pelos países membros da União Europeia.

O resultado pode ser positivo ou negativo: um resultado com sinal verde significa que o Certificado Digital Covid foi validado com sucesso; um resultado com sinal vermelho significa que o certificado não é válido. 

Para efeitos de verificação, apenas são inspecionadas a validade e a autenticidade do certificado, verificando quem o emitiu e assinou, além da aplicação das regras emitidas pela DGS. Durante o processo, apenas serão visualizados o nome, data de nascimento e informação sobre a verificação de validade do mesmo. Nenhum dado pessoal é armazenado pela aplicação.

Todos os dados relativos à saúde do portador mantêm-se no Estado-Membro que emitiu o Certificado Digital Covid da UE e não são enviados para nenhuma entidade. 

Aplicação móvel de emissão SNS 24 também já pode ser descarregada

Além da aplicação móvel de leitura do Certificado Digital da UE, a app SNS 24, que permite a emissão e apresentação do Certificado Digital da UE em formato eletrónico, já está disponível nas app stores da Google e, em breve, da Apple. Através desta aplicação, cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital Covid da UE. 

Além da consulta aos certificados digitais Covid da UE, a nova app possibilita, através de uma navegação e linguagem simples, o acesso rápido a outras funcionalidades e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, tais como aceder facilmente a uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar a informação no boletim de vacinas, entre outros. 

Desenvolvida pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a aplicação móvel SNS 24 vem substituir a app MySNS Carteira.