Saltar para conteúdo

Notícias

2019-12-01 às 19h19

Governo enaltece ação dos militares da GNR junto das populações

Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna na cerimónia do Dia do Comando Territorial da Guarda da GNR, Sabugal, 1 dezembro 2019
O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, realçou a importância da proximidade dos militares da GNR às populações do interior do País.

Antero Luís intervinha na cerimónia do Dia do Comando Territorial da Guarda da GNR, no Sabugal, a que presidiu e onde pela primeira vez participou uma força da Guardia Civil de Espanha.

«As mulheres e os homens das forças de segurança são muitas vezes o rosto amigo e de confiança que transmite segurança, mas também o calor humano de que estas populações estão tão carenciadas», destacou Antero Luís.

Num distrito de fronteira como o da Guarda, o Secretário de Estado sublinhou também a importância de «potenciar a capacidade» das forças policiais no «combate às ameaças que impendem sobre a segurança, com o terrorismo no topo das prioridades, mas também os tráficos de pessoas, droga e armas, o cibercrime e a criminalidade económica e financeira».

Sendo «possível aumentar a eficácia da coordenação das forças e serviços de segurança», Antero Luís enfatizou: «A nível nacional afigura-se crucial o reforço das competências» do Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, «órgão central» do sistema.

«A coordenação das ações integradas de prevenção e combate ao terrorismo e a cooperação internacional só têm a ganhar com a operacionalização de um Centro de Comando e Controlo na dependência do Secretário-Geral», referiu o Secretário de Estado.