Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-26 às 21h18

Antena inaugurada nos Açores será fundamental para compreender alterações climáticas

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na inauguração da nova antena de 15mts (SMA2 15mts Terminal) instalada na Estação de Seguimento de Santa Maria, 26 abril 2021
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que a antena de 15 metros do teleporto de Santa Maria vai ser fundamental para observar o Sol e compreender as alterações climáticas.
 
Em Vila do Porto, Açores, na inauguração da antena que representou um investimento de 2,7 milhões de euros, o Ministro destacou que «a estrutura vai possibilitar a todos na Terra, através de Santa Maria, observar o Sol e isso é crítico para percebermos as alterações do clima nas próximas décadas».
 
«Isso vai ser feito a partir desta antena, com uma operação aqui, em Santa Maria, onde 14 marienses trabalham hoje. Atraímos aqui pessoas de todo o mundo para virem a Santa Maria trabalhar nesta antena, e temos a total confiança da Agência Espacial Europeia para a integrar na rede mundial de antenas», acrescentou.
 
O investimento que foi maioritariamente canalizado através de uma contribuição portuguesa para a Agência Espacial Europeia (2,5 milhões de euros) é um ponto de partida para a criação de um ecossistema de atividades na ilha de Santa Maria. Para além da criação do Porto Espacial, está a ser estudado o uso das instalações do Polígono para testes de motores e a utilização do aeroporto para um vaivém europeu.
 
Implementação do projeto Space Rider
 
O Ministro sublinhou também o objetivo de a Agência Espacial Portuguesa implementar um vaivém europeu que faz experiências com microgravidade.
 
«O Space Rider permite desenvolver novos produtos e sistemas», referiu Manuel Heitor, acrescentando que as experiências realizadas vão poder «transformar completamente a indústria farmacêutica» ao permitir «fazer novos produtos de uma forma mais rápida».
 
«Trazer o Space Rider não é apenas usar um aeroporto magnífico e uma localização magnífica, é também trazer novas pessoas e criar empregos aqui em Santa Maria», destacou.
 
Santa Maria surge como um local de desembarque para este sistema da Agência Espacial Europeia que permitirá à Europa ter um transporte viável para operações espaciais para e do Espaço, garantido à indústria europeia a capacidade de abrir novos mercados.