«Nada para a Juventude sem os jovens», foi o mote dado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na abertura oficial do Ano Europeu da Juventude, que decorreu na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria.
O evento contou também com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, e da vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Fernandes da Graça.
Todos fizeram parte de um painel que comentou as respostas a um inquérito interativo (online, através do telemóvel) com cinco perguntas, feito a cerca de uma centena de estudantes presentes na cerimónia, bem como a todos os que seguiram a cerimónia através da transmissão nas redes sociais.
A presidente da Associação de Estudantes, Mafalda Dinis, aluna do 12.° B, foi desafiada pelo Ministro da Educação a fazer parte do painel, para dar o seu contributo em representação de todos os alunos presentes.
Para fechar a sessão, houve ainda uma última pergunta: «O Ano Europeu da Juventude é...». As respostas dadas geraram uma nuvem de palavras, salientando as mais escolhidas. Oportunidade(s), Mudança e Esperança foram os resultados obtidos.
«Na verdade, oportunidades são quase sempre geradoras de mudança, pelo que este facto deve ser salientado», disse o Ministro da Educação.
No primeiro painel de debate participaram o vogal do Conselho Diretivo do IPDJ (e coordenador nacional do Ano Europeu da Juventude), Carlos Pereira, o presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Rego, e o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Rui Oliveira, as três entidades parceiras do Action Day do Ano Europeu da Juventude.
Neste painel foram abordados os vários eventos que compõem o calendário, bem como o que se pretende com esta celebração: que os jovens sejam os próprios agentes de mudança das políticas para a Juventude, com o seu envolvimento e consequente empoderamento.
Além disso, as escolas de todo o País foram desafiadas a organizar atividades no âmbito da juventude, especialmente em 2022, para assinalar este ano, por toda a Europa, dedicado aos jovens.