Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-09-08 às 9h32

«Amianto já está a ser removido das escolas portuguesas»

Ministra da Coesão Territorial o Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional visitam duas obras de retirada do amianto de escolas , Almeirim, 7 setembro 2020

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, visitaram esta segunda-feira duas obras de retirada do amianto de escolas do concelho de Almeirim.

 Estas obras serão apoiadas pelos fundos europeus regionais no âmbito do programa de remoção de amianto das escolas portuguesas, previsto no Programa de Estabilização Económica e Social, com dotação de 60 milhões de euros, e que conta já com 45 candidaturas.

 Na EB 2/3 Febo Moniz e na EB 2/3 de Fazendas de Almeirim, após pouco mais de um mês de trabalho, os trabalhos estão praticamente concluídos. Em ambas as escolas, para além de remover o amianto, a autarquia optou por substituir as coberturas pensando numa solução que garantisse maior eficiência energética nestes edifícios e maior bem-estar e conforto para os seus alunos.

 «O amianto já está a ser retirado das escolas portuguesas. Quando as crianças chegarem a estas escolas de Almeirim no início do novo ano letivo, esse material já cá não vai estar. Ficamos muito satisfeitos por verificar que o programa do Governo de remoção de amianto das escolas está a avançar, que está a ser uma realidade», disse Ana Abrunhosa.

 «Deixo a nota de satisfação ao Senhor Presidente da Câmara, ao seu executivo e à empresa responsável, que antecipou até os prazos de execução. Este é exemplo de uma boa medida e de que temos no terreno autarcas que agarram estas oportunidades e, com os recursos disponíveis, concluem as obras rapidamente. É um bom exemplo daquilo que podemos fazer no nosso país, com fundos europeus», completou a Ministra. «Pela utilização dos fundos para um bom propósito e pela forma célere como foram utilizados».