Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-09 às 18h02

Alunos de Ponte de Lima cantam as Janeiras no Ministério da Educação

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e Secretários de Estado João Costa, Susana Amador e João Paulo Rebelo com os estudantes do Agrupamento de Escolas António Feijó, Lisboa, 9 janeiro 2020
Cerca de 40 alunos e professores do Agrupamento de Escolas (AE) António Feijó, de Ponte de Lima, estiveram esta quinta-feira no Ministério da Educação (ME) a cantar as janeiras.

Os estudantes dos 7.º, 8.º e 9.º anos, incluindo vários alunos que também frequentam a Academia de Música Fernandes Fão, dedicaram uma canção original ao Ministro da Educação e sua equipa. «Obrigado ao Senhor Ministro e a toda a sua elite», diz a canção, na qual os alunos limianos, que vieram «em romaria ao Ministério da Educação», se apresentam como sendo de uma vila que é «obra-prima, de beleza sem igual».

Acompanhado pelos Secretários de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, da Educação, Susana Amador, e da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o Ministro Tiago Brandão Rodrigues agradeceu a dedicatória alto-minhota, destacou o projeto pedagógico daquele Agrupamento, sublinhando o ensino articulado e a ligação à Academia Fernandes Fão. Ao presidente da autarquia de Ponte de Lima, o governante agradeceu o empenho em ter trazido este grupo de «verdadeiros cantores» até Lisboa.
 
O Ministro da Educação foi ainda surpreendido, uma vez que dois dos docentes presentes haviam sido seus professores no 7.º ano de escolaridade, em Paredes de Coura, onde estudou. «Que bom revê-los! E muito obrigado por estas estrofes tão especiais que hoje nos trazem», referiu.

O átrio do edifício sede do Ministério da Educação, onde se juntaram governantes, dirigentes e trabalhadores dos serviços, encheu-se para ver e ouvir as canções da época, interpretadas pelos alunos de Ponte de Lima que, de seguida, almoçaram na cantina do Ministério, acompanhados pelo Ministro da Educação.

Esta quinta-feira cumpriu-se a tradição de vários anos, com a presença de alunos no Ministério da Educação a cantar as janeiras. Em 2016, o Ministro Tiago Brandão Rodrigues recebeu alunos e professores do AE de Condeixa-a-Nova, em 2017 do AE de Algueirão - Sintra, em 2018 a Academia de Amadores de Música de Lisboa, em 2019 o Grupo Pintar e Cantar dos Reis de Alenquer e, em 2020, os alunos do AE António Feijó, de Ponte de Lima.
Tags: educação
Áreas:
Educação