Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-06-27 às 18h03

Agricultura reforça orientações específicas de prevenção da Covid-19 na época das colheitas

Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, com produtor de legumes, Montijo, 27 junho 2020
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, na qualidade de coordenador regional do combate à Covid-19 de Lisboa e Vale do Tejo, destacaram a importância da divulgação de orientações que visam minimizar o risco de contágio nas explorações agrícolas e centrais de embalamento e armazenamento de frutas e legumes. 

Estes procedimentos de prevenção e controlo destinam-se aos responsáveis pelas explorações agrícolas, bem como aos seus trabalhadores.

Na visita a um produtor de legumes no Montijo, a Ministra da Agricultura referiu, que, «tendo em conta a época das colheitas de verão que agora se inicia e a recorrência, por norma, com trabalho temporário, foi preparado um conjunto de orientações específicas dedicadas aos responsáveis das explorações agrícolas, centrais fruteiras e seus trabalhadores para que sejam cumpridas as regras de distanciamento, etiqueta respiratória, lavagem e higienização das mãos e dos espaços de trabalhos, dos veículos de transporte e de alojamentos, caso existam». 

Foi sublinhada também a importância da medição da temperatura aos trabalhadores antes da entrada nas viaturas de transporte ou à chegada das instalações.

Maria do Céu Albuquerque disse ainda que, em parceria com a área de Governo da Saúde, foi sistematizado um conjunto de regras que chamam a atenção para a responsabilidade das empresas, dos trabalhadores e de todos. 

«Todos somos agentes de saúde pública. É um dever e um direito. Uma missão de todos e que a agricultura assumiu desde o primeiro momento», disse ainda.

Maria do Céu Albuquerque sublinhou ainda a importância do distanciamento entre trabalhadores, quer no campo quer nas centrais de embalamento e, também, nos momentos de pausa e na tomada das refeições. 

Na sua intervenção, a Ministra reiterou o agradecimento aos agricultores por nunca terem parado e por, desta forma, terem garantido produtos frescos e de qualidade, saudáveis e seguros na mesa de todas e de todos.